VI SEPEPUR e VI Seminário de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais

02/10/2012 22:19

VI SEPEPUR

Local: BRASÍLIA-DF
Período: 7 a 9 de Novembro de 2012

Tema:Encruzilhadas do Ensino, Pesquisa e Extensão em Planejamento Urbano e Regional.

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional ? ANPUR divulga a sexta edição do Seminário Nacional de Avaliação do Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais, a ser realizada no Campus da Universidade de Brasília, nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2012, o tema deste foi formulada com base num conjunto de desafios enfrentados pelas diversas instituições que compõem a pós-graduação na área reunida pela ANPUR – programas de Planejamento Urbano e Regional, Desenvolvimento Regional, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Economia, Sociologia e de áreas afins – frente à relação entre ensino, pesquisa e extensão no presente.
Cabe ressaltar o crescimento da importância do desenvolvimento regional na última década, que se manifesta no expressivo número de vinte cursos de pós-graduação em desenvolvimento regional aprovados pela Capes, que colocam em questão a necessidade de uma pauta de discussão em torno de questões relativas ao desenvolvimento urbano e regional que vão desde questões que abordem a interface urbano-rural e urbano-ambiental, a questões relacionadas à problemas do planejamento urbano regional tanto no âmbito metropolitano quanto das cidades medias. O que define em boa medida os eixos de preocupação os eixos do presente seminário.
O título do presente seminário justifica-se, primeiro, pelo caráter da ANPUR ser um Fórum de diferentes campos do conhecimento e, segundo, pelo fato dos eixos temáticos serem objeto de preocupação destes campos, com olhares diferenciados.

Convidados Internacionais:

Andrea Frank – GPEAN (Inglaterra)
Silvia Gorenstein – Universidad Del Sur e CONICET (Argentina)

Convidados Nacionais:

Aldo Paviani (UNB)
Ana Claudia Cardoso (UFPA)
Aristides Moyses (PUC-GO)
Benny Schvasberg (FAU-UNB)
Carlos Antônio Brandão (UFRRJ e Centro Celso Furtado)
Carlos Vainer (IPPUR – UFRJ)
Clélio Campolina (UFMG)
Edna Castro (UFPA)