Chamada de submissão de artigos Revista V!rus n.9 – A CIDADE E OS OUTROS

07/03/2013 12:24

Chamada de Trabalhos Revista V!RUS 9
A CIDADE E OS OUTROS

Como os diferentes campos disciplinares apreendem a cidade contemporânea? O tema da nona edição da revista V!RUS “A cidade e os outros” busca abordar o conjunto amplo de questões que se entrelaçam no fenômeno urbano. Através de olhares advindos de diversas áreas do conhecimento, pretende-se ir além das discussões técnicas e conceitualizações centradas no aspecto físico da cidade, para explorar a sua constituição plural, de locus passível de apreensões, compreensões e representações a partir de diferentes perspectivas. Procuram-se, assim, olhares outros, sobre esse objeto que, embora exaustivamente examinado, está permanentemente aberto a ampliações.

Palco de encontros e desencontros, de conflitos, de emergências, de convívio de diversidades várias, resultado de processos socioculturais, econômicos e políticos, o espaço urbano vive constantes processos de significação e ressignificação, pela atuação dos indivíduos e grupos que o habitam, produzem, estudam, gerem, com sua infinidade de perfis. Interessam-nos, por um lado, olhares sistematizados, analíticos e críticos que têm a cidade como foco, mas também, por outro, as muitas observações que podem envolvê-la de maneira indireta, contemplando a vida na cidade, de forma ampla, e a complexidade que a compõe. A partir de lupas e filtros, de microcosmos e universos mais amplos, pelo menos duas formas de abordagem parecem possíveis: as que têm a cidade como objeto de estudo e intervenção, e aquelas que refletem sobre as muitas formas de se aproximar a cidade como objeto.

Trabalhos relacionados a todas as áreas do conhecimento são convidados a discutir o tema, em especial cinema, arquitetura, urbanismo, arte, design, sociologia, antropologia, geografia, meio ambiente, filosofia, saúde pública, gestão urbana, sistemas de informação, e também música, história, literatura, entre outros. Interessam-nos, particularmente mas não exclusivamente, trabalhos que privilegiem abordagens sistêmicas, cibernéticas e transdisciplinares. São igualmente bem vindos trabalhos cujo assunto envolva o uso de meios digitais, que relacionem redes sociais e a vida urbana, que se voltem às interações em determinados nichos na cidade, e que assumam a cidade como palco para narrativas e manifestações individuais ou coletivas. Textos que apresentem experiências de projetos e intervenções ou abordagens históricas devem vir acompanhados de uma reflexão que os conecte à discussão sobre “A cidade e os outros”.

Além de textos e imagens fixas, são bem-vindos peças musicais e depoimentos em arquivos de áudio, projetos de arquitetura, urbanismo e design acompanhados de reflexão crítica sobre sua concepção, vídeos, filmes curtos e animações, considerando o interesse do Nomads.usp em explorar as possibilidades de uso de meios digitais para divulgação científica.

As contribuições serão recebidas através do site da revista até o dia 31 de março de 2013, segundo as diretrizes para autores, disponíveis em www.nomads.usp.br/virus/submissao_submission.php

fonte: http://www.nomads.usp.br/virus/virus08/?sec=11&item=1&lang=pt

________________________________

O objetivo principal da revista V!RUS é promover interlocuções entre pesquisadores cujos trabalhos tangenciem temas tratados em pesquisas do Nomads.usp.