Infraestrutura

O Programa de Pós-graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade – PGAU-Cidade - conta com núcleos de pesquisa, biblioteca, salas de aula, sala de meios e equipamentos de informática acessíveis a todos os seus alunos. Além disso, utiliza os laboratórios consolidados do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

 

Laboratórios

. Laboratório de Urbanismo – LAB-URB

Congrega acadêmicos de graduação e pós-graduação interessados em trabalhos orientados por professores na área de Urbanismo. Dispõe de sala própria e possui, além de equipamentos de informática e fotografia digital, acervo dos trabalhos realizados permitindo o desenvolvimento de pesquisas e extensões. Supervisionado por professores do PGAU-CIDADE, sedia o Grupo de Pesquisa CIDADHIS.

. Laboratório de Projeto – LAB-PROJ

Reúne acadêmicos de graduação e pós-graduação interessados em pesquisas e projetos na área do Projeto de Arquitetura. Tem desenvolvido trabalhos de pesquisa e extensão, orientados por professores, em várias escalas. Possui extenso portfólio de trabalhos já realizados, estações gráficas, espaço de trabalho.

. Laboratório de Documentação e Acervo – LDA

Objetiva produzir e reunir acervo bibliográfico, cartográfico e fotográfico para embasar o trabalho desenvolvido por professores e alunos da graduação e da pós-graduação. Serve como ponto de encontro, sala de estudo e ambiente de exposições e palestras da produção cultural do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Além de referência para nossos alunos, o LDA tem servido a alunos de outras universidades do Estado que buscam nossa produção. Possui espaço físico próprio, um acervo constituído por cerca de 1.250 títulos, periódicos, teses, CD-ROMs, DVDs e fitas VHS, além de equipamento de informática e equipamento para geração e produção de material audio-visual. Tem sido historicamente supervisionado por professores ligados ao PGAU-CIDADE.

. Laboratório de Micro Computadores – LABMICRO

Disponibiliza ao corpo docente e discente, de ambos os níveis, recursos digitais compartilhados. Conta com sala de apoio a professores e técnicos em informática. Possui espaço próprio, computadores, impressoras, plotters, scanners.

. Laboratório de Conforto Ambiental – LABCON

Tem como objetivo principal instrumentar o aluno e o profissional de arquitetura e urbanismo com os conhecimentos básicos relativos às diversas áreas do Conforto Ambiental e Eficiência Energética das Edificações, através de experimentos, estudos práticos e pesquisas, envolvendo os diversos aspectos do conforto ambiental. Conta com diversas ferramentas de apoio à decisão no projeto e na avaliação de ambientes, muitas delas desenvolvidas pelo próprio laboratório.

. Bibliotecas

A UFSC é ponto da Rede Nacional de Pesquisa – RNP, com acesso à internet 2, via servidor da UFSC. Além da Biblioteca Central da UFSC, o PGAU-Cidade conta com acervo próprio, acervo específico dos laboratórios e grupos de pesquisa associados e com o apoio de Bibliotecas Setoriais da UFSC, situadas em diversos centros de ensino, somando um acervo total de 95.890 títulos e 443 periódicos.

Biblioteca Central da UFSC – conta com um acervo total de 211.000 títulos, em constante ampliação. Possui diversas salas de estudo, de projeção e de videoconferência. O acervo diretamente relacionado às temáticas do curso (situado junto aos setores de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais Aplicadas, Meio Ambiente e Tecnologia) é de 34.500 títulos (69.000 exemplares), 6.500 dissertações de mestrado e 1.400 teses de doutorado. Soma-se a este acervo, a assinatura de 360 periódicos na área de Ciências Sociais Aplicadas. Além disso, a Biblioteca Central da UFSC conta um acervo de 24.500 títulos (5.900 livros, 15.000 dissertações, 3600 teses) e 78 periódicos sobre a realidade catarinense. Trata-se do maior acervo bibliográfico acerca do Estado de Santa Catarina, constituindo referência regional e nacional sobre nossa realidade sócio-espacial, fonte de pesquisa fundamental para nossos trabalhos de pesquisa e extensão.

Laboratório de Documentação e Acervo (LDA/ARQ) – caracteriza-se, por possuir farto material bibliográfico (1.250 títulos), a assinatura de 3 (três) periódicos de arquitetura e urbanismo, por arquivar farto material documental acerca da produção urbanística e arquitetônica catarinense e, principalmente, por preservar a memória do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, através do arquivo de sua produção de ensino, pesquisa e extensão (cerca de 600 documentos). Este acervo tem constituído fonte de pesquisa importante para nossos mestrandos.

O Acervo Específico do PGAU-Cidade vem aumentando ano a ano, através de compras realizadas pela Universidade Federal de Santa Catarina e doações de várias origens. Consta atualmente de 459 títulos.

Entre as Bibliotecas Setoriais da UFSC, destacamos a Biblioteca Setorial do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (Sala de Leitura José Saramago CFH), com um acervo de 10.600 livros, 1.530 dissertações e teses de doutorado, 3.500 trabalhos de conclusão de concursos de graduação). Também tem constituído fonte de pesquisa para alunos e professores do PGAU-Cidade, a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas, que reúne 15.000 títulos.