EdUFSC lança mais dois títulos da Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade

08/04/2013 13:47

Preenchendo uma lacuna no ensino e na profissão, a Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) está lançando mais dois títulos da Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade:Traços e palavras sobre o processo projetualem arquitetura, de Eduardo Castells; e Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea, organizado por Alicia Norma González de Castells e Letícia Nardi. As novidades já estão disponíveis no estande da EdUFSC da 10ª Feira do Livro de Joinville, que oferece 40 mil títulos até o dia 14 de abril no Centreventos Cau Hansen. A Editora está presente com uma seleção de 600 títulos próprios, além de obras escolhidas de outras editoras universitárias.

O livro de Eduardo Castells não é um “tratado” sobre métodos de projeção em arquitetura. O centro da preocupação, explica o autor, “passa pelos momentos iniciais da projeção: o que se faz, como se faz e com quais ferramentas”. Em síntese, a obra funciona como um manual de consulta, contendo informações básicas e essenciais à formação e qualificação profissional de estudantes e jovens arquitetos.

Já Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea, com a participação de 15 autores, é uma contribuição, a partir de diversas experiências e pesquisas, para a formulação de políticas públicas na área. A obra promove uma profunda reflexão sobre como as comunidades e municípios tratam atualmente seu patrimônio cultural. Os artigos, em seus múltiplos contextos e temporalidades, têm a pretensão de “lançar uma luz fecunda sobre a cidade contemporânea”.

De acordo com Alicia Norma González de Castells, que assina a apresentação da obra e atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC, o interesse dos autores é bastante amplo: – Problematizar o debate sobre gentrificações urbanas, formas de gestão do patrimônio, embates referentes ao papel do patrimônio industrial na cidade, as interfaces da categoria da paisagem cultural e as transformações do conceito de museu, as coleções de bens culturais em diferentes esferas teóricas e empíricas e a discussão sobre a inversão, em muitos casos, da centralidade atribuída  ao patrimônio material  pelo imaterial.

Na Feira do Livro de Joinville, a EdUFSC colocou em destaque também o livro Barcelona – Transformação Urbanística(1929-1992), de Juan Antonio Zapatel, publicado com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Com a participação na Feira, a editora busca também uma maior aproximação com a comunidade universitária do Campus da UFSC de Joinville.

Postagem no site Notícias UFSC