Currículo

Com uma estrutura curricular marcada pela flexibilidade, o PGAU-Cidade conta com duas disciplinas obrigatórias e 32 disciplinas eletivas. Além destas disciplinas eletivas, são oferecidas diversas turmas da disciplina “Leitura Dirigida” (ARQ 3350), que se organiza a partir do estudo de bibliografia selecionada em função dos trabalhos de pesquisa e dissertação dos mestrandos.

As disciplinas obrigatórias são: Seminário de Pesquisa (ARQ 3000) e Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (ARQ 3010). A primeira objetiva aprofundar aspectos metodológicos da pesquisa científica e as especificidades para de seu desenvolvimento na área, ocorrendo através da apresentação e discussão dos projetos de dissertação dos alunos. A segunda discute conceitos centrais da área de conhecimento, apresentando diferentes abordagens existentes acerca do espaço urbano e explicitando a importância de estudos morfológicos e da história na formação em Arquitetura e Urbanismo.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (3 créditos cada)

  • ARQ 3000 - Seminário de Pesquisa

    EMENTA:
    Apresentação e discussão dos projetos de dissertação dos alunos, assim como realização de palestras e debates de interesse comum. Visa capacitar o estudante para o trabalho científico e prepará-lo para a realização da dissertação.
  • ARQ 3010 - Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade

    EMENTA:
    Discutir os conceitos centrais da área de conhecimento, relativos à importância da história na formação da arquitetura e do urbanismo, à forma urbana, sua estrutura, à paisagem e ao espaço. Trabalhar questões relativas à imagem, às ideologias e ao projeto da cidade. Aprofundar abordagens teóricas sobre cultura urbana e práticas urbanísticas. Relacionar dinâmica urbana e arquitetura da cidade.

DISCIPLINAS ELETIVAS (3 créditos cada)

  • ARQ 3560 - Estágio de Docência

    EMENTA:
    Conforme legislação vigente na UFSC e Regimento Interno deste Programa de Pós-Graduação.
  • ARQ 3550 - Leitura Dirigida

    EMENTA:
    Leitura e discussões de bibliografia indicada pelo orientador, aprofundando o quadro teórico das dissertações.

LP 1. Urbanismo, Cultura e História da Cidade
Disciplinas Eletivas

  • ARQ 3580 - Elementos do Urbanismo

    EMENTA:
    Constituição histórica da cidade: a cidade como acumulação de tempos históricos; industrialização e urbanização. Uso do solo urbano: renda e valor. Legislação urbana e Estado. Mudança tecnológica e reorganização espacial. Estrutura urbana e segregação espacial. Modelos de desenvolvimento urbano. Centralidade, cultura o centro urbanos. Espaço e vida social. Espaço público e privado; integração urbana. A paisagem urbana: modelos tipológicos urbanos; o funcionalismo; zoneamento.
  • ARQ 3650 - Urbanismo Moderno e Contemporâneo

    EMENTA:
    Suburbanização. Setorialização, funcionalização e zoneamento. As cidades na primeira metade do século XX. O CIAM e a carta de Atenas: repercussões do pensamento urbanístico. O pós-guerra e as questões sociais e urbanas nos países centrais. Política urbana e política habitacional. A hegemonia do funcionalismo. Tendências contemporâneas da prática do urbanismo e do planejamento urbano.
  • ARQ 3670 - Estética e Linguagem Contemporânea

    EMENTA:
    Teorias estéticas e fundamentos da arte contemporânea. Linguagens visuais e novos procedimentos artísticos. Interrelação entre arquitetura e arte. A linguagem contemporânea na arquitetura e na arquitetura da paisagem.
  • ARQ 3690 - Atelier de Projeto Urbano

    EMENTA:
    Conhecimento das bases de uma cultura de projeto na teoria e pratica arquitetônica no século XX.
  • ARQ 3710 - Tópicos Especiais em Urbanismo, Cultura e História da Cidade

    EMENTA:
    Ementa aberta possibilitando a abordagem de temas da atualidade. Visa propiciar a renovação constante do ensino teórico e o desenvolvimento das últimas teorias elaboradas a nível nacional e internacional.
  • ARQ 3850 - Arte Pública

    EMENTA:
    A cidade como suporte para a arte. Conceito de “Arte Pública”. Políticas de gestão e preservação de obra de arte nos espaços públicos. Linguagens Contemporâneas e Performances urbanas. Muralismo e novos tratamentos das imagens. Obras de “Site-Specifity”. Os novos campos expandidos da escultura. Recepção e apropriação.
  • ARQ 3860 - Cidade contemporânea: memória, resíduos e intervenções

    EMENTA:
    Análise crítica da cidade contemporânea, adotando como mote as relações entre arquitetura da cidade e a preservação de suas referências espaciais. A atuação dos profissionais como agentes das tranformações e permanências urbanas.
  • ARQ 3990 - Teoria e Projeto da Habitação no Século XX

    EMENTA:
    Exame da prática e da teoria da arquitetura com as circunstâncias históricas e sociais que se vinculam à pratica do projeto urbano no campo habitacional no século XX.

LP 2. Planejamento Urbano, Gestão e Meio Ambiente
Disciplinas Eletivas

  • ARQ 3540 - Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional

    EMENTA:
    Noções teóricas gerais sobre o planejamento urbano e regional. Conceito de região. Planejamento urbano e regional no Brasil. Metodologias. Condicionantes sociais, naturais e culturais. Localização das atividades no espaço regional. Polarização, concentração e descentralização econômica. Globalização e desenvolvimento local. Planos de desenvolvimento regional. Planejamento e participação comunitária.
  • ARQ 3530 - Política de Desenvolvimento Urbano

    EMENTA:
    O sistema urbano; distribuição das atividades no espaço nacional e regional. A intervenção do Estado. Atividades econômicas e desenvolvimento urbano; polarização, concentração e descentralização econômica; localização industrial urbana e incentivos estatais; as atividades científicas e tecnológicas. Comércio e serviços. Políticas de desenvolvimento social; infra-estrutura urbana; criação de emprego; valorização do solo. Aproveitamento dos recursos naturais. Organização e descentralização administrativa; instrumentos de intervenção municipal.
  • ARQ 3510 - Políticas Urbanas

    EMENTA:
    O papel do Estado na regulação territorial e urbana. A história das intervenções estatais. Política do “Bem-estar social” e Estado neo-liberal. Alcances e limites das políticas públicas. Políticas territoriais e urbanas no Brasil: planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento urbano. As regiões metropolitanas. O programa de cidades médias. Incentivos às atividades produtivas. Políticas habitacionais e periferização. Descentralização administrativa. Planejamento e participação da sociedade.
  • ARQ 3720 - Impactos Ambientais em Áreas Urbanas

    EMENTA:
    Através de abordagens teórico- metodológicas e práticas de pesquisa, analisar os impactos ambientais urbanos visando fornecer subsídios para ações de planejamento.
  • ARQ 3740 - Arquitetura do Espaço Turístico

    EMENTA:
    Estudo das transformações que a atividade turística acarreta sobre a arquitetura da cidade e do território, com a especulação de formas de intervenção e qualificação para os processos de crescimento urbano-turísticos. Os novos programas e tipologías arquitetônicas trazidos pela atividade turística. Contextualização dos estudos teóricos com estudos de caso e atividades de atelier.
  • ARQ 3610 - Estrutura Intra-Urbana e Dinâmica Sócio-espacial

    EMENTA:
    O processo histórico de estruturação intra-urbana. A dinâmica sócio-espacial e a configuração do espaço urbano. A segregação espacial urbana: seu papel e os desdobramentos sócio-espaciais. O papel do Estado e dos investimentos públicos na estruturação intra-urbana. A localização dos investimentos urbanos. A localização residencial urbana. Segregação espacial, exclusão e violência urbana. A ideologia urbana. A dinâmica imobiliária. A valorização do solo urbano. A legislação urbana.
  • ARQ 3230 - Políticas Habitacionais

    EMENTA:
    Produção habitacional (constituição histórica, concepção, construção e uso). O papel do Estado no processo de reprodução da força trabalho: do Estado do “Bem-estar social” ao Estado neo-liberal. Políticas habitacionais no Brasil com destaque no período a partir do regime militar. Políticas nacionais e internacionais de fomento: alcances e limites. O circuito formal e informal da habitação. As diversas formas de habitação: as favelas, os cortiços, as vilas operárias, os loteamentos, os conjuntos habitacionais, a habitação formal e os assentamentos de baixa renda. Regularização fundiária e processos de urbanização. Formas de produção habitacional face ao déficit e carência habitacionais acumuladas e perspectivas de resolução.
  • ARQ 3620 - Habitação e Cidade

    EMENTA:
    Aprimoramento da formação profissional na área de projetos urbanos, particularizando aqueles que incluam design habitacional. Incentivar a elaboração de trabalhos que requeiram apoio interdisciplinar.
  • ARQ 3440 - Tópicos Especiais em Planejamento Urbano, Gestão e Meio Ambiente.

    EMENTA:
    Ementa aberta possibilitando a abordagem de temas da atualidade. Visa propiciar a renovação constante do ensino teórico e o desenvolvimento das últimas teorias elaboradas a nível nacional e internacional.

LP 3. Arquitetura da Cidade
Disciplinas Eletivas

  • ARQ 3760 - Atelier de Arquitetura da Cidade I

    EMENTA:
    O projeto arquitetônico-urbanístico como estruturador dos processos de configuração da cidade. Estudos de caso envolvendo análise, modelagem e proposta para uma área urbana.
  • ARQ 3770 - Atelier de Arquitetura da Cidade II

    EMENTA:
    Desenvolvimento de proposta arquitetônico-urbanística na escala arquitetônica.
  • ARQ 3820 - Elementos de Morfologia Urbana

    EMENTA:
    Abordagens contemporâneas acerca da forma urbana. Processos de crescimento urbano e formas resultantes. Forma e uso dos espaços urbanos. Imagem e percepção dos espaços urbanos. Contextualização dos estudos teóricos com estudos de caso e atividades de atelier.
  • ARQ 3991 - Morfologia Urbana, Parcelamento da Terra e Tipologia Arquitetônica

    EMENTA:
    Morfologia urbana, processos e formas de urbanização. Estrutura fundiária e parcelamento do solo. Traçado, tecido e trama urbana. Tipo e tipologia. Relações entre tipologia arquitetônica e morfologia urbana. Legislação urbanística. Modelagem da forma urbana, ensaios de crescimento urbano e o projeto da cidade.
  • ARQ 3840 - Morfologia Urbana e Organização Social

    EMENTA:
    Abordagens contemporâneas acerca da forma urbana. Processos de crescimento urbano e formas resultantes. Forma e uso dos espaços urbanos. Imagem e percepção dos espaços urbanos. Contextualização dos estudos teóricos com estudos de caso e atividades de atelier.
  • ARQ 3790 - Metodologia de Projeto de Arquitetura da Cidade

    EMENTA:
    Estudo da relação entre a elaboração teórica, a prática e a pesquisa em projeto. O projeto de arquitetura e urbanismo como produção de conhecimento.
  • ARQ 3810 - Metodologia e Gestão de Projetos de Arquitetura

    EMENTA:
    Modelagens do processo projetual. Características dos processos criativos. Projeto conceitual e projeto sistêmico. Analogias e tipologias. Modelagens sistêmicas para as etapas de projeto. Sistemas de apoio à decisão. Definição tecnológica, construtibilidade e concepção estratégica de projeto. Complementaridade entre projetos, interdisciplinaridade e o rol do arquiteto na sociedade globalizada. Modelagens para a gestão do processo de projeto.
  • ARQ 3750 - Arquitetura dos Espaços Públicos

    EMENTA:
    Aprofundar abordagens teóricas e projetuais relacionadas ao projeto da paisagem contemporânea. Conceituar, caracterizar e propor a arquitetura dos espaços públicos. Qualificar lugares públicos enquanto tipologias arquitetônicas. Exercitar a configuração dos espaços públicos através de sua estruturação e significação relacionando-os ao entorno edificado e à paisagem.
  • ARQ 3590 - Tópicos Especiais em Arquitetura da Cidade

    EMENTA:
    Ementa aberta possibilitando a investigação de abordagens e métodos atuais e emergentes da arquitetura da cidade à luz do debate nacional e internacional.