Intercâmbios

Os intercâmbios institucionais estabelecidos pelo Programa, desde o seu início, tem determinado um continuo afluxo de pesquisadores visitantes, assim como a participação dos nossos docentes em atividades de outros programas de pós-graduação, locais e nacionais, seja em bancas, em palestras, em eventos ou como avaliador ad hoc. A participação de convidados externos para ministrar módulos de disciplinas, e também em bancas de qualificação e de defesa de dissertações, tem estimulado parcerias interinstitucionais de interesse mútuo, bem como propiciado aos mestrandos um contato direto com as diferentes vertentes do pensamento nacional. Em 2011 contamos com a colaboração externa de 21 professores, seja em eventos, em bancas, ou ministrando a disciplina de Tópicos Especiais, sendo que 12 professores participaram como membros externos em Bancas de Qualificação e Defesas de Dissertação.

O incentivo e a realização de estágios de pós-doutoramento tem permitido a formação continuada de nosso corpo docente, bem como a realização de inúmeros contatos com universidades estrangeiras. Além disso, nossos professores têm sido convidados por outras instituições, participando de bancas de avaliação e promovendo palestras e seminários em outros programas de pós-graduação. A consolidação de intercâmbios institucionais, envolvendo a ampliação da participação de docentes e discentes em convênios nacionais e internacionais e em redes nacionais de pesquisas na área é uma das prioridades do programa. Até o presente, temos participado dos seguintes convênios e redes de pesquisa, conforme segue:

  • Rede de pesquisa INFOSOLO

    A rede de pesquisa INFOSOLO desenvolve, desde 2004, pesquisa sobre o mercado imobiliário informal do solo urbano em diversas regiões metropolitanas brasileiras. Esta rede de pesquisadores efetua investigações em oito capitais brasileiras (Rio de Janeiro – IPPUR/UFRJ, São Paulo – FAU/USO, Brasília – UnB, Salvador – FAU/UFBA, Porto Alegre – UFRGS, Florianópolis – PGAU-Cidade/UFSC, Recife – UFPE e Belém – UFPA. Trata-se de pesquisa pioneira no campo dos estudos da dinâmica intraurbana, visto a inexistência anterior de estudos sobre o mercado informal de terra urbana nas cidades brasileiras. Tem sido desenvolvida com financiamento da FINEP/Habitare e apoio do CNPq. A rede de pesquisa INFOSOLO mantém ainda relação de interlocução com a rede de pesquisa INFOMERCADO, que abrange pesquisadores e investigações do mercado informal do solo urbano em cinco países latino-americanos, onde se desenvolve a mesma metodologia adotada pela rede INFOSOLO. As duas redes são coordenadas, nacionalmente, pelo Prof. Dr. Pedro Abramo, do IPPUR/RJ. Em Santa Catarina, o INFOSOLO é coordenado pela Profa. Dra. Maria Inês Sugai (PGAU-Cidade), cujo convênio entre UFSC e IPPUR/UFRJ desenvolve-se desde 2005. Em 2010 as redes INFOSOLO, INFOMERCADO e INFORIO, através do Prof. Pedro Abramo, organizaram a Mesa Redonda Informal Land Market in Consolidad Settlement in Latin American Cities durante o V Fórum Urbano Mundial, no Rio de Janeiro, com a presença de diversos debatedores internacionais, como Alan Gilbert – University College, UK e de Edesio Fernandes – University College, Londres, UK.
  • Rede Latino-Americana de Acervos de Arquitetura

    A Rede Latino-Americana de Acervos de Arquitetura, que objetiva a implantação de sistemática uniformizada para tratamento, informatização, catalogação, compartilhamento e gerenciamento eletrônico da informação, visando dar acesso público e difundir acervos de Arquitetura e Urbanismo de instituições educacionais latino-americanas é um outro projeto em que o PGAU-Cidade inseriu-se em 2009. Esta rede, liderada nacionalmente pelo Prof. Dr. Leonardo Barci Castriota, da Universidade Federal de Minas Gerais (Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável) inclui, também, a UFSC (PGAU-Cidade) e a Universidade Federal de Ouro Preto (Programa de Pós-Gradação em Estética e Filosofia da Arte). É coordenado, no âmbito da UFSC, pela Profa. Dra. Margareth de Castro Afeche Pimenta.
  • Projeto Mestres Artífices

    O Projeto Mestres Artífices busca valorizar os conhecimentos tradicionais da construção de edificações e os seus detentores: ferreiros, canteiros, carpinteiros, mestres em ofícios construtivos, ligados à arquitetura brasileira, que trabalham com diferentes técnicas, como taipa, adobe, pedra etc. A pesquisa deverá contribuir para a melhoria da qualidade das obras de conservação, restauro e reabilitação de prédios históricos por meio da reinserção desses saberes construtivos no mercado de trabalho, além de possibilitar a capacitação de mão-de-obra. Pretende-se, também, a inclusão das tecnologias tradicionais de construção nas políticas habitacionais de cunho social. A rede nacional organizada para desenvolver este trabalho incorpora instituições de ensino superior de Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina. É patrocinada pelo IPHAN e coordenada, junto ao PGAU-Cidade, pela Profa. Dra. Margareth de Castro Afeche Pimenta.
  • Consórcio Brasil para o Solar Decathlon Europe

    Consórcio Brasil para o Solar Decathlon Europe, que congrega, também, outros programas de pós-graduação da UFSC e de outras importantes universidades brasileiras: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Campinas (UNICAMP) e Universidade de São Paulo (USP). Foi estabelecida a partir da premiação de equipe, coordenada por professores do PGAU-Cidade (Profs. José Ripper Kós e Themis da Cruz Fagundes) com o primeiro lugar na fase brasileira do Concurso Internacional Solar Decathlon Europe 2010, competição entre casas que utilizam a energia solar como única fonte energética para todas as suas atividades. O Solar Decathlon é uma competição criada pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, com o objetivo de incentivar a pesquisa de casas mais sustentáveis que só podem usar o sol como fonte de energia. É a primeira vez que uma equipe do hemisfério sul participou do evento e suas atividades tem criado oportunidades de intercambio entre os mestrandos, doutorando de diferentes universidades participantes, de maior integração entre nosso corpo de mestrandos e de graduandos, de consolidação de pesquisas, de publicações consistentes e de novas oportunidades de contatos e colaborações com as demais equipes estrangeiras. A equipe de pesquisa continua suas atividades de investigação e de intercâmbio, já iniciou sua organização para o evento Solar Decathlon Europe 2012, com participação do coordenador, Prof. José Kós, na reunião a ser realizada em Madri, em julho de 2012.
  • Primeiro Inventário Nacional de Referências Culturais no Estado de Santa Catarina

    O Projeto Primeiro Inventário Nacional de Referências Culturais no Estado de Santa Catarina, patrocinado pelo IPHAN/SC congregou, além do IPHAN, dois programas de pós-graduação da UFSC (PGAU-Cidade e Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) e duas instituições de ensino superior catarinenses (UDESC e UNIVALI). Desenvolvido de 2005 a 2007, objetivou investigar a presença ainda viva de afrodescendentes em SC, identificando celebrações, formas de expressão, ofícios, e modos de fazer lugares e edificações. A pesquisa resultou em diversas produções bibliográficas, com destaque para dois livros lançados no final de 2008 (Ecos e Imagens do Patrimônio Imaterial; Comunidades Negras em Santa Catarina) que, expressando leituras interdisciplinares sobre a questão, permitiu ao PGAU-Cidade estabelecer importantes interfaces com outros saberes co-relacionados. No âmbito do PGAU-Cidade a atividade foi coordenada pela Profa. Dra. Alícia Castells, que está dando continuidade aos estudos da rede de pesquisa formada.